Campos Altos/MG
11h17 10 Setembro 2021
Atualizada em 10/09/2021 às 11h25

“Colmeia Campos Altos” e Prefeitura fazem campanha ao consumo consciente da água

Por Marcelo The Back - Jornalista - MTB: 0020754/MG
Divulgação
Captação de água no Córrego Engenho da Serra em Campos Altos/MG

Na última segunda-feira (6) a TV KZ publicou que a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) fez um comunicado alertando sobre o preocupante nível de água do Córrego Engenho da Serra, manancial de captação para distribuição de água potável à população de Campos Altos/MG.

Desde então, o clima seco e quente permanece e a estiagem se alonga causando cada dia mais o agravamento. Por esse motivo, o “Colmeia Campos Altos” (Coletivo Local de Meio Ambiente) e a Prefeitura estão fazendo uma campanha de divulgação nas redes sociais para orientar a população a usar a água com consciência.

"Temos que nos manter vigilantes na preservação dos recursos hídricos em Campos Altos, estamos participando ativamente com nossos membros do Coletivo Local Colmeia desenvolvido pela Copasa para acompanhar de perto tudo o que for possível fazer para preservação das águas no município. Nas primeiras etapas, o coletivo local, realizou no Córrego Engenho da Serra, 8.371 metros de cercamento das nascentes e mata ciliar no valor de R$ 173.698,25 na propriedade de Sr. Antônio Eusébio, além de manutenção em 36 bolsões no valor de R$15.752,88 na fazenda barreiro. Os projetos neste sentido vão continuar, podem ter certeza disso, porque água é vida", contou o prefeito Paulo Almeida à reportagem da TV KZ.

Colmeia

O “Colmeia” faz parte de um programa da Copasa e em Campos Altos é integrado por representantes das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria de Educação, EMATER-MG, Instituto Estadual de Florestas – IEF, Rotary Clube, Sicoob Crediagro e esse ano contará também com a participação da Câmara Municipal. O objetivo do coletivo é contribuir na recuperação e preservação das bacias hidrográficas que abastece de água o município de Campos Altos.

Dicas da Copasa

Segundo a Copasa, para evitar a falta de água, a população deverá evitar o desperdício.

“Atitudes simples do dia a dia podem evitar o desabastecimento como:

• manter a torneira fechada ao lavar as mãos, escovar os dentes, tomar banho, fazer a barba e ensaboar a louça, abrindo apenas na hora de enxaguar;

• usar o balde no lugar da mangueira para lavar o carro; juntar a roupa suja e lavar apenas duas vezes por semana;

• usar regadores para molhar as plantas; e limpar as calçadas com vassouras em vez de utilizar mangueira”.

A Copasa informou também que tem um número de WhatsApp para atender a população: (31) 9770-7000

 

*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.

*Siga o Instagram da TV KZ clicando AQUI.

VEJA TAMBÉM